Blog

Seis importantes práticas para segurança de senha

26 de June de 2019

A crescente sofisticação das ameaças modernas faz com que a Fortinet, frequentemente, empregue tempo para discutir assuntos como as tecnologias e estratégias de ponta para assegurar as redes complexas em evolução e altamente distribuídas de hoje. No entanto, os esforços diários de segurança cibernética geralmente se resumem a algo muito mais simples: as senhas!


As senhas inseguras, ou inadequadas, são alvos fáceis para criminosos cibernéticos. Acessar uma rede usando uma senha roubada é muito mais fácil do que tentar invadir através de protocolos de segurança. Os atacantes podem descobrir ou ignorar senhas fracas usando ataques de força bruta ou aproveitar uma série de outras estratégias para seqüestrar contas de usuários para roubar dados pessoais ou corporativos.  

Senhas fracas criam riscos de segurança
De acordo com o Relatório de Investigações de Violações de Dados da Verizon, 81% das violações são geradas por senhas roubadas e/ou fracas. Esse problema é agravado porque um dos maiores riscos à segurança de dados é a reutilização de senhas nas contas. Se uma de suas contas for comprometida e seu nome de usuário e senha forem postados na dark web, os cibercriminosos que souberem quantas vezes as senhas são reutilizadas simplesmente começarão a conectar essas informações a outras possíveis contas, até que elas desbloqueiem uma que use exatamente as mesmas credenciais.
 

Esse risco é mais comum do que se imagina:
83% é o percentual de reutilização de senhas em vários sites.

Importante: se você acha que é seguro reutilizar senhas em contas que não hospedam dados confidenciais, saiba que, uma violação pode ser usada como uma porta de entrada para se mover lateralmente pelas redes em busca de dados comerciais críticos ou informações pessoais identificáveis ​​(PII).

A segurança física das senhas também é importante ter em mente. Com tantas senhas para lembrar, muitas pessoas acabam escrevendo suas senhas em pedaços de papel ou mantem uma lista de senhas em documentos não seguros, nos seus próprios computadores. Isso pode, facilmente, cair em mãos erradas - sejam eles perdidos ou comprometidos em um ataque de malware.
 

6 Melhores práticas para criar senhas seguras

A melhor senha é aquela considerada senha forte, que é impossível de esquecer e difícil de adivinhar, mesmo para alguém que conheça detalhes pessoais de sua vida como o nome da rua em que você viveu quando criança.
 
O pior tipo de senha é aquele que todo mundo usa,
é facilmente adivinhado ou usa frases e palavras comuns.

 
Mas, como criar uma senha segura? Ao criar novas contas ou atualizar senhas usadas, recomenda-se ficar atento à essas seis práticas:

1- Para adicionar uma camada extra de segurança, use a autenticação de vários fatores sempre que possível. Isso confirma sua identidade, utilizando uma combinação de vários fatores diferentes, como algo que você sabe ou algo que eles têm, como um gerador de token em seu smartphone.

2- Nunca repita a mesma senha para contas diferentes.

3- Altere sua senha pelo menos a cada três meses. Isso bloqueará os cibercriminosos que podem estar usando sua conta, proteger de ataques de força bruta e corrigir o problema causado por criminosos cibernéticos que compram listas de nomes de usuários e senhas, as quais são obtidas por meio de violações de dados.

4- Certifique-se de que ninguém esteja olhando você inserir suas senhas.

5- Seja cauteloso ao fazer o download de arquivos da Internet, pois eles podem conter keyloggers e variantes de malware de senha que comprometem sua senha. Outra boa prática é também, verificar regularmente a presença desse malware.

6- Use um gerenciador de senhas baseado em nuvem. Ele irá permitir que você crie e armazene senhas seguras. O gerenciador de senhas é importante se você precisar de senhas fortes para dezenas de contas, pois as ferramentas de gerenciamento de senhas permitem que você armazene com segurança uma lista criptografada de senhas na nuvem, a qual pode ser acessada de qualquer dispositivo. 


Esperamos que essas dicas possam ser úteis, para que você crie suas novas senhas que sejam realmente adequadas, no quesito segurança.
Caso você tenha alguma senha que é considerada fraca ou fácil de ser adivinhada, aconselhamos fortemente substituí-la o mais breve possível, seguindo as seis práticas de segurança para criar senhas seguras que foram citadas nesse texto.


Conteúdo traduzido e adaptado de: Blog Fortinet
Tag's: senha segura gerar uma senha segura criar senha difícil dicas para criar senha

Veja também

  • 23 Mar
    Comunicado Covid-19 | Home-Office Comunicado Covid-19 | Home-Office

    O nosso time está em home-office, mas a nossa comunicação com você, bem como o seu atendimento estão garantidos. Confere mais informações, aí no post!

  • 17 Mar
    Dicas para o seu home- office Dicas para o seu home- office

    Dicas para profissionais que estão indo, pela primeira vez, ao home- office.