Blog

Hiperconectados: o que esperar da nova era que chega junto com o 5G?

04 de October de 2019

Vamos começar do início, explicando o que seria o 5G:
A próxima geração das redes móveis, com conexões mais estáveis, experiências mais aprofundadas, ultra velocidade e maior área de cobertura visando entregar ao usuário um tempo de resposta de milissegundos é o nome dado ao 5G.

Toda essa melhora se dará no espectro de rádio e, também, permitirá que mais dispositivos se conectem simultaneamente em uma mesma rede, sem sobrecarregá-la e entregando a mesma qualidade e estabilidade à todos os dispositivos que estejam à ela conectada. A velocidade dessa rede é sua grande: 20 vezes maior do que a popular e, atualmente, utilizada 4G.
 

Em resumo, com a tecnologia 5G você terá uma experiência mais rápida e melhor através do seu smartphone, sem contar nas experiências imersivas e reais que você terá através dele.


Sabe aquela cena, da “casa inteligente”, onde você pode ligar sua máquina de lavar antes de chegar em casa, para que suas roupas estejam lavadas e apenas esperando para serem estendidas quando você chegar em casa? Ou mesmo, ligar o ar condicionado, as luzes e o som ambiente antes de chegar em casa com uma pessoa especial? 

Situações como as descritas acima, bem como diversas outras mais complexas se tornarão realidade com a chegada da tecnologia 5G de telefonia móvel e transmissão de dados, a qual irá operacionalizar tudo.

A rede já está em funcionamento em algumas cidades no exterior, e está sendo testada por operadoras em nosso país, as quais ainda estão em discussão sobre como será implementada essa inovação no País. A expectativa é que esse serviço esteja disponível no brasil no final de 2020, ou início de 2021. Até lá, muitas especulações apareceram, e ainda muitas irão aparecer.

No evento Dell Technologies World, que ocorreu em Abril, em Las Vegas, durante um debate, especialistas revelaram as suas expectativas com relação a nova tecnologia de internet móvel.

Para Caroline Chan, vice-presidente de data center da Intel, as empresas serão as grandes beneficiadas com o 5G:
“(...) ela [5G] vai, certamente, acelerar a transformação digital dos negócios”.
De acordo com ela, qualquer setor será capaz de acelerar as inovações, pois com a popularização do 5G, qualquer objeto será capaz de comunicar, e isso nos colocará em uma nova era.

Os setores das artes também serão beneficiados com a tecnologia 5G. De acordo com a artista, diretora de cinema e escritora americana, que também é uma das entusiastas da tecnologia 5G, Eliza McNitt,
“O cinema, portanto, será em qualquer lugar. E as histórias poderão ser personalizadas”.
Essa fala reforça algo recentemente realizado por ela: a construção de um curta, com óculos de realidade aumentada e sistemas de alto desempenho, visando criar uma imersão realista para a história, onde o espectador sente-se como parte do filme. O curta feito nesses molder por McNitt, chama-se Spheres.

Um ponto importante sobre a chegada do 5G: nem tudo é um ‘’mar de rosas”. Segundo o fundador e diretor administrativo da Ellis & Associates, um consultoria especializada em tecnologia, John Ellis, as empresas vão inovar, mas vão ter de participar de debates para novas leis e regulações”.

Se você leu até aqui, e ainda não entendeu o quão revolucionário será o 5G, ainda há uma chance de compreender melhor. Assista ao vídeo abaixo, feito pelo canal Tecmundo:
 

 [ vídeo ]Entenda: por que o 5G é tão revolucionário?

E aí, quais são as suas expectativas para a chegada da tecnologia 5G ao nosso País?
Com relação ao seu negócio,  sua empresa já começou a se adaptar para a IoT?
Precisando de ajuda nesse jornada de transformação, entre em contato conosco:

  contato@clickti.com.br
 + 55 67 4062 7000


Fontes: 
Sociedade 5G

Época Negócios

Hoje em Dia

Tecmundo {canal Youtube}

Veja também

  • 23 Mar
    Comunicado Covid-19 | Home-Office Comunicado Covid-19 | Home-Office

    O nosso time está em home-office, mas a nossa comunicação com você, bem como o seu atendimento estão garantidos. Confere mais informações, aí no post!

  • 17 Mar
    Dicas para o seu home- office Dicas para o seu home- office

    Dicas para profissionais que estão indo, pela primeira vez, ao home- office.