Blog

Dicas para o seu home- office

17 de March de 2020

O home- office, também conhecido como teletrabalho, é caracterizado pela prestação de serviços do colaborador para a empresa, com o uso de tecnologia da informação e comunicação, sem esse estar nas dependências da mesma. Mas, atenção: o home- office não é o mesmo que trabalho externo (outra modalidade de trabalho).
 
Créditos imagem: Designed by rawpixel.com / Freepik">http://www.freepik.com">Designed by rawpixel.com / Freepik
 

A modalidade de home- office tem batido recorde entre os trabalhadores brasileiros. Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), apontou que em 2018 o número de brasileiros em home- office já era de 3,8 milhões de pessoas. Trabalhar de casa garante ao trabalhador uma maior qualidade de vida, menos tempo no trânsito e garante mais tempo com a família, mas, infelizmente, ainda nem todas as funções podem ser desenvolvidas remotamente.

A Global Evolving Workforce divulgou uma pesquisa realizada pela Dell e Intel, a qual mostrou que 52% dos brasileiros que estão em home- office tem mais tempo para a sua família, 49% sentem-se menos estressados e 33% conseguem descansar mais. Ao contrário do que se acredita quando se pensa em produtividade x home office, a pesquisa apontou que 54% dos profissionais que estão nessa modalidade de trabalho são mais produtivos.

O home- office, juntamente com outras modalidades de trabalho, faz parte da Transformação da Força de Trabalho (Workforce Transformation), tema já abordado anteriormente aqui no nosso blog. A nossa empresa, como provedora de Soluções de TI, possui os equipamentos adequados para os trabahadores em home- office, bem como para cada um dos outros tipos de trabalhadores da Workforce Transfomation.

Com a circulação do COVID-19 em nosso país e visando evitar que a transmissão da doença aumente, muitas empresas das grandes cidades estão deixando seus colaboradores na modalidade de home- office.

Trabalhar de casa dá certo? Sim, dá certo, mas é necessário ter disciplina, equipamentos e um ambiente adequado para o desenvolvimento do trabalho. Se você nunca esteve em home- office e irá passar uns dias trabalhando de casa, temos algumas dicas você se dar bem nessa modalidade:

 

1- Local: tranquilo e confortável.


Créditos da imagem: Designed by jcomp / Freepik">http://www.freepik.com">Designed by jcomp / Freepik
É importante que o local onde você irá ficar trabalhando na sua casa seja apropriado, organizado e silencioso para que você possa se concentrar no desenvolvimento das suas tarefas.
Nada de ficar no sofá ou na cama, essas opções informais e ‘’confortáveis demais’’ acabam com a motivação para trabalhar.


2- Rotina

Levante-se, tome seu banho, seu café da manhã, vista-se como se estivesse indo para o trabalho.
Esse ritual ajuda você à encarar com mais seriedade o home- office e, de certa forma, faz com que você se desligue do ambiente da sua casa e encare a sua atividade como trabalho, mesmo que você vá desempenhá-lo dentro de casa.


3- Pré-defina seus horários e agenda de atividades


Créditos da imagem: Designed by Freepik">http://www.freepik.com">Designed by Freepik

Ter seu horário alinhado com o restante da equipe, e as atividades definidas é seu aliado para estabelecer a disciplina.


4- Esqueça as distrações
O fato de estar em casa, para algumas pessoas, pode ser uma tentação, principalmente, se você for fã de alguma série ou programa de TV. Outro fator que pode te distrair são as redes sociais, e você estando fora da empresa e sem uma maior ‘fiscalização’ pode se sentir tentado à acessar suas redes com frequência.
Se isso acontecer, procure acessar somente durante as suas pausas de trabalho.


5- Pausas de trabalho
Da mesma forma que um colaborador interno, você tem o direito de realizar pequenas pausas, para levantar da cadeira, fazer seu lanche. Apenas cuide para que essa pausa não se estenda para um período muito longo.


6- Disponibilidade 

Créditos da imagem: http://www.freepik.com">Designed by rawpixel.com / Freepik
Por você estar trabalhando em casa, a sua família pode querer te acionar para outras atividades que não tem nenhuma ligação com o seu trabalho, mesmo durante a sua jornada laboral.
É preciso deixar claro à eles que, mesmo estando em casa, a sua disponibilidade para atendê-los naquele período de trabalho é a mesma que se estivesse na empresa: nula.



7- Respeite os horários da sua jornada
Você tem um horário para iniciar sua jornada e também tem um horário para encerrar. Respeite esses horários para que o seu home- office não vire um ‘office at home’.
A definição da agenda e horários, mencionados anteriormente, irão te ajudar a desenvolver suas tarefas dentro do seu período de trabalho. Ao encerrar a sua jornada de trabalho, desligue seu computador e equipamentos de comunicação, e aproveite o restante do dia para as suas atividades pessoais e família.


Espera-se que essas pequenas dicas possam te ajudar nos seus primeiros passos do home-office.
Bom trabalho, e não se esqueça: lave as mãos corretamente e com frequência.


.
Se a sua empresa está pensando em adotar a modalidade de home- office como parte da cultura corporativa, e está em busca de Soluções de TI para colocar isso em prática, os nossos especialistas estão disponíveis para montar a melhor estratégia, com soluções modernas e assertivas.

 contato@clickti.com.br

 + 55 67 4062 7000

.


 

Tag's: dicas home-office COVID- 19 Workforce Transformation Transformação da Força de Trabalho.

Veja também