Blog

Click TI 2.0

08 de August de 2019

A última terça- feira, 06/08/2019, foi um dia de despedida.
Depois de 9 anos trabalhando ininterruptamente, chegou a hora de desligarmos a nossa primeira plataforma, a qual hospedava os serviços da Click TI.

No início, a nossa plataforma era composta por um chassi de blades Dell PowerEdge M1000e, dois servidores Dell PowerEdge M610 e módulos de rede do tipo Pass-Through GbE trabalhando como plataforma de Infraestrutura Tradicional 3-2-1 (três servidores, dois switches e um storage).

Em 2013, realizamos um upgrade em nosso chassi de blades para a plataforma de Infraestrutura Convergente, que otimiza os recursos diminuindo a infraestrutura se beneficiando das novas velocidades de rede 10GbE e 40GbE, adquirindo módulos de switch ethernet de ultra baixa latência 10/40Gb Dell MXL, um storage para chassi modelo Dell Equallogic M4110X e novos servidores modelos Dell PowerEdge M620 e M630, visando atender os nossos serviços e suportar a tecnologia de VDI (Virtualização de Desktop) para todos os colaboradores da Click TI.

A partir de ontem, e com o desligamento da antiga plataforma, passamos a utilizar a nova plataforma Hiperconvergente All-Flash, arquitetura que se aproveita da evolução dos discos Flash e novas velocidades de rede, a qual é composta por apenas dois Servidores Dell EMC PowerEdge R640 e a mágica é realizada via software VMware Vsphere (Virtualização de Servidores), VMware VSAN (Virtualização de Storage) e VMware Horizon View (Virtualização de Desktops), transformando nossa área de armazenamento e disponibilidade no formato SDS (Software Defined Storage).
 
Economia de espaço no datacenter : antes x depois
Economia de espaço no datacenter: antes e depois

Como vemos na imagem acima, os 10Us que eram ocupados pelo chassis antigo, passaram para 2Us. Além da economia de espaço físico em nosso data center, isso também representa uma redução de energia e resfriamento incomparável, além de trazer muito mais performance, disponibilidade e simplicidade.

Seguimos agora para mais bons anos, rumo ao modelo de entrega como Serviço “as a service”.
Essa é a Click TI 2.0!


Essa otimização da nossa infraestrutura foi desenvolvida pelo nosso time técnico, levando em consideração a proteção do investimento e redução de custos. E, nós podemos fazer o mesmo pela sua empresa!

Para conhecer mais detalhes da transição e dos benefícios provenientes dessa mudança, entre em contato com o nosso time.
Vamos conversar? contato@clickti.com.br


Texto em colaboração de Rodrigo Pissin, Consultor Especialista em Infraestrutura Click TI
 
Tag's: HCI Hiperconvergência All Flash Benefícios do Software Defined Storage Economia de espaço no datacenter Plataforma hiperconvergente All flash Dell EMC

Veja também

  • 23 Mar
    Comunicado Covid-19 | Home-Office Comunicado Covid-19 | Home-Office

    O nosso time está em home-office, mas a nossa comunicação com você, bem como o seu atendimento estão garantidos. Confere mais informações, aí no post!

  • 17 Mar
    Dicas para o seu home- office Dicas para o seu home- office

    Dicas para profissionais que estão indo, pela primeira vez, ao home- office.