Blog

03 coisas que o usuário faz online... e são perigosas!

07 de November de 2019

A ForbesBrasil listou 03 ações que são perigosas e que as pessoas fazem na internet, exatamente por não saberem que tais atos causam riscos.

No mundo inteiro, mais de 65% do público adulto já foi vítima de algum ataque cibernético. As pessoas conhecem as boas práticas de uso da internet, o que é ou não perigoso no mundo virtual, mas mesmo assim conhecemos pessoas que não são leigas quanto ao uso da internet que tiveram uma conha hackeada, baixaram um vírus sem querer, ou mesmo, passaram por algum roubo de dados.

Gerenciadores de senhas com senha- base segura, mais de uma forma de autenticação de acesso (ex.: confirmação de e-mail + código por SMS), uso de VPN (rede privada virtual), uso de antivírus adequado em cada dispositivo de acesso à internet são algumas das formas para que o usuário esteja seguro. Então, o que será que expõe tanto as pessoas?

Para entender quais ferramentas cibernéticas eram ou não usadas, um professor da Universidade de Washington, Marc Dupis, juntamente com a empresa Rubica (de cibersegurança) realizaram uma pesquisa, a qual teve como base de amostra 1.002 pessoas entrevistadas. Através dela, pode-se identificar as ferramentas usadas pelos usuários, assim como alguns hábitos de uso da internet que são perigosos.

Hábito perigoso 01
Uso da conta Google e/ou Facebook como forma de login em outros sites.




Qual o risco dessa ação?
A reutilização e compartilhamento de senhas facilitam a invasão e o roubo de suas contas por hackers. As informações pessoais, tais como seu endereço, data de nascimento, nome dos pais, e até mesmo o nome de seus animais de estimação podem ser encontrados online, e ao usar esses dados como sua senha você estará entregando informações úteis aos invasores. E, mesmo sendo conveniente e mais fácil usar o Facebook e o Google para se logar em outros sites, se essas contas forem comprometidas, você corre o risco de também ter todas as outras contas que estão vinculadas acessadas pelo invasor.


Hábito perigoso 02
Utilizar rede WiFi aberta ou um WiFi público
(comuns em estabelecimentos comerciais como hotéis, livrarias e cafeterias)



Qual o risco dessa ação?
Caso você não utilize um VPN, a melhor saída é não utilizar esses tipos de redes, principalmente se a sua intenção é acessar seu e-mail ou um app bancário. Esses tipos de rede WiFi são inseguros pois deixam seu tráfego na web vulnerável, o que quer dizer que se você acessar informações importantes e confidenciais, algum hacker pode acabar tendo acesso e invadir seu dispositivo.


Hábito perigoso 03
Usar seus dispositivos pessoais para as funções do trabalho



Qual o risco?
Isso é mais comum do que se imagina, e se você está informado sobre segurança cibernética já deve ter lido sobre casos onde os funcionários tiveram seus arquivos pessoais roubados, quando a empresa para a qual trabalham sofreu um ataque cibernético.

O contrário também é possível: seu dispositivo de uso pessoal (notebook, tablet ou smartphone) sem proteção adequada ser a porta de entrada para os hackers roubarem dados da empresa para a qual você trabalha.

O uso multifuncional do mesmo dispositivo amplia a probabilidade de risco e comprometimento, pois as pessoas tendem a ter menos cuidados quando estão realizando coisas casuais na internet. Caso o seu dispositivo seja invadido enquanto você navega, e na sequencia você acessar aplicações, documentos ou e-mail de trabalho, tanto seus dados profissionais quanto os pessoais estarão em risco. Mesmo que você faça isso ocasionalmente, o risco é o mesmo.

.

E aí, a sua empresa já possui uma política de cibersegurança que busca eliminar esses e outros riscos? E a infraestrutura de segurança, ela é adequada e possui todas as camadas necessárias para a proteção dos dados, usuários e data center?

O nosso time pode te ajudar com essas questões, montando uma estrutura de cibersegurança adequada as suas atividades, ou mesmo ampliando e melhorando a segurança já existente.

Entre em contato conosco para maiores informações: contato@clickti.com.br

.

Reprodução:
https://forbes.com.br/colunas/2019/11/3-coisas-perigosas-que-voce-faz-online-sem-saber/

Imagens:
https://br.freepik.com/fotos-vetores-gratis/negocio  - Negócio foto criado por pressfoto - br.freepik.com
https://br.freepik.com/fotos-vetores-gratis/icone - Ícone vetor criado por starline - br.freepik.com
Tag's: cibersegurança cyber security segurança da informação segurança de dados boas práticas de cibersegurança

Veja também

  • 23 Mar
    Comunicado Covid-19 | Home-Office Comunicado Covid-19 | Home-Office

    O nosso time está em home-office, mas a nossa comunicação com você, bem como o seu atendimento estão garantidos. Confere mais informações, aí no post!

  • 17 Mar
    Dicas para o seu home- office Dicas para o seu home- office

    Dicas para profissionais que estão indo, pela primeira vez, ao home- office.